
Matéria do Jornal da Paraíba (17 de junho de 2007)
Por: ESDRAS MARCHEZAN
Nos campos do Sertão brota mais uma riqueza que promete colocar a Paraíba em evidência no cenário econômico e social do mundo. No fim deste mês, em uma fazenda do município de Bom Sucesso, será colhida a primeira safra de algodão colorido orgânico para fins comerciais do Brasil.
A novidade pretende ganhar o mercado internacional através das malhas e fios produzidos pela Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão do Estado da Paraíba (Coopnatural), que já se comprometeu em adquirir 100% desta primeira safra. Além de fornecer fios mais longos, o algodão colorido orgânico deve proporcionar um ganho maior aos produtores. As sementes do produto são distribuídas pela Embrapa Algodão e uma segunda safra está sendo organizada e deve ser colhida dentro de quatro a cinco meses na cidade de Remígio.
O produtor Felipe Benevides Gadelha, proprietário da Fazenda Santo Antônio – onde será colhida a primeira safra do algodão colorido orgânico – disse que a produtividade média deve chegar a 1.800 quilos/hectare. Ele explica que plantou 23 hectares de algodão branco, e mais 5,5 hectares com algodão rubi e 8 hectares com algodão verde. Nos produtos não foram usados nenhum tipo de pesticidas ou adubos químicos e, segundo o produtor, a produtividade esperada é satisfatória.
“O principal cuidado quanto ao manejo do algodão colorido orgânico e o branco éA colheita desta safra representa também a concretização de um projeto iniciado em 2000 pela Embrapa Algodão, quando do lançamento da primeira variedade de algodão colorido, na cor marrom. Na época, a expectativa dos pesquisadores era viabilizar uma cadeia produtiva diferenciada com apelo ambiental da nova tecnologia.
a separação das espécies. Tem de existir um cuidado específico para não haver
cruzamento das espécies. Acreditamos na qualidade deste produto. As sementes
plantadas foram adquiridas da Embrapa, e possuem certificação”
“É o resultado de um trabalho de empenho de toda a equipe da Embrapa Algodãocomenta o supervisor da área de comunicação e negócios da Embrapa Algodão, José Mário Cavalcanti de Oliveira.
junto com os produtores e parceiros que atuam nesse segmento. Esse tipo de
algodão vai conseguir evitar danos ao meio ambiente e até mesmo preservar a vida
do agricultor, já que sem uso de agrotóxico não afeta a saúde do homem do
campo”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário